Nome: Complexidade, psicanálise e
construção do conhecimento – o papel da ilusão
Professor: Tereza Mendonça
Dias: 06, 20 e 27 de junho
Carga horária: 17h; 1h30 / aula
Investimento: R$150
Pensar a questão da construção do conhecimento desde o
ponto de vista da teoria da complexidade, tomando como referência o pensamento
de Edgar Morin e a formulação Winnicottiana
de objeto transicional. A intenção é discutir a
questão da “substância da ilusão” como presença permanente ao longo da vida,
levando em conta a escala sequencial existente entre
o brincar infantil e as atividades culturais na vida adulta.
No contexto da temática proposta, serão apresentados, de
forma introdutória, concepções relevantes para uma visão geral acerca do
Pensamento Complexo.
D. Winnicott- O
objeto Transicional
Morin, E. Os sete saberes para uma
educação do futuro
Método 3, Conhecimento do
conhecimento
Método 4, As idéias.