Nome: Complexidade, psicanálise e construção do conhecimento – o papel da ilusão

Professor: Tereza Mendonça

Dias: 06, 20 e 27 de junho

Carga horária: 17h; 1h30 / aula

Investimento: R$150

 

Currículo professor:

Psicanalista Dra. em Ciências Sociais PUC SP

Ementa:

Pensar a questão da construção do conhecimento desde o ponto de vista da teoria da complexidade, tomando como referência o pensamento de Edgar Morin e a formulação Winnicottiana de objeto transicional. A intenção é discutir a questão da “substância da ilusão” como presença permanente ao longo da vida, levando em conta a escala sequencial existente entre o brincar infantil e as atividades culturais  na vida adulta.

No contexto da temática proposta, serão apresentados, de forma introdutória, concepções relevantes  para uma visão geral acerca do Pensamento Complexo.

Bibliografia Básica:

        

            D. Winnicott- O objeto Transicional

Morin, E. Os sete saberes para uma educação do futuro

Método 3, Conhecimento do conhecimento

Método 4, As idéias.